6 mitos sobre o feminismo
- Alice Ribeiro
- 18 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Feminismo é um movimento político, filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens
Ao ser questionada pela revista norte-americana TIME se era feminista ou não, Shailene Woodley, estrela em ascensão e protagonista dos sucessos "A Culpa é das Estrelas" e "Divergente", deu a seguinte resposta: "Não sou porque amo os homens, e penso que a ideia de 'elevar as mulheres ao poder, e tomar o poder dos homens' nunca vai funcionar. É preciso equilíbrio".
Muitas vezes vemos muitas pessoas questionarem o feminismo e até mesmo serem contra o movimento, mas a maioria das vezes as pessoas acabam se equivocando em alguns fatos. Pensando nisso separamos alguns dos mitos mais populares sobre o feminismo.
Feminismo é o contrário de machismo.
Não. Diferente do feminismo, o machismo não é um movimento social, e sim uma estrutura da sociedade que oprime as pessoas, assim como o racismo.
Toda feminista odeia os homens.
O que? Claro que não. Esse é um dos mitos que tem grande repercurssão, mas a verdade é que são poucas as mulheres que odeiam os homens.
A pouco tempo a cantora pop Taylor Swift declarou em uma entrevista que pensava assim... "Como adolescente, eu não entendia que dizer que você é uma feminista é dizer que você quer que mulheres e homens tenham direitos iguais. O que parecia para mim, na maneira com que era expressado na cultura era de que você odeia homem. E agora, acho que muitas garotas estão tendo um 'despertar feminista' porque estão entendendo o que a palavra significa. Por muito tempo fizeram parecer como algo que você protesta contra o sexo oposto. Não é nada disso."
O feminismo só é bom para as mulheres.
Mentira, uma sociedade igualitária não agrada ninguém, por isso todos devem ter os mesmos direitos e obrigações.
Durante um discurso para a campanha #HeForShe, Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, explicou essa questão: "[Atualmente] homens também não têm o benefício da igualdade. Não queremos falar sobre homens sendo aprisionados pelos estereótipos de gênero, mas eles estão. Quando eles estiverem livres, as coisas vão mudar para as mulheres como consequência. Se homens não têm que ser agressivos, mulheres não serão obrigadas a serem submissas. Se homens não têm a necessidade de controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Tanto homens quanto mulheres deveriam ser livres para serem sensíveis. Tanto homens e mulheres deveriam ser livre para ser forte."
Sair de casa arrumada te faz menos feminista.
O feminismo não é contra a maquiagem e muito menos contra o seu vestido curto. Você tem o direito de usar sem sofrer nenhum constrangimento ou assédio.
Donas de casa não podem ser feministas.
Claro que podem! Afinal, o feminismo é a favor que todos façam aquilo com que se sintam confortáveis. É sempre bom lembrar que não é o feminismo que desvaloriza o trabalho doméstico, é o machismo.
Escolher cuidar do lar não faz de você menos feminista.
Para ser feminista você não pode deixar o homem pagar a conta ou abrir a porta do carro.
Há um abismo de diferença entre educação e machismo. Só porque um homem foi gentil com você, não quer dizer que isso seja menos feminista, afinal, você pode fazer o que bem entender com a sua vida.
Comentários