Don’t Hug Me I’m Scared
- Isadora
- 29 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
ATENÇÃO: O conteúdo descrito a seguir não é recomendado a pessoas sensíveis.

Don’t Hug Me I’m Scared é uma série (genial, em minha opinião) de vídeos criada por Becky Sloan e Joseph Pelling que a princípio assemelha-se um show infantil com cenários coloridos, fantoches visualmente agradáveis e músicas um tanto alegres. Porém, enquanto avançam, os vídeos vão se tornando levemente perturbadores. É como uma sitcom de comédia que vai se tornando cada vez mais insana e desagradável, mas as risadas ainda continuassem.
Ao todo são cinco episódios e provavelmente ainda serão lançados mais alguns, mas vale lembrar que são projetos trabalhosos para serem executados e demoram a ficarem prontos. Cada um dos vídeos tem uma carga muito grande de detalhes e é algo complicado se prender a todos atenciosamente. Algumas teorias dizem que cada um traz uma discussão sobre determinado assunto (por exemplo, o segundo episódio se tratar de merchandising e consumismo, o terceiro discutir poligamia e casamento ou até mesmo a série toda ser uma representação da alegoria da Caverna, de Platão). Eu não sei até onde tais teorias são verdadeiras ou falsas, mas manifestações artísticas são abertas a toda e qualquer interpretação.

No entanto, há um detalhe presente em todos os vídeos: a data 19 de junho. Há quem diga que Becky e Joe tenham confirmado que a data completa é 19 de Junho de 1955, mas eu não achei uma fonte confiável que confirmasse tal afirmação. Como tal detalhe me deixou curiosa, decidi pesquisar o que aconteceu no dia 19 de junho ao longo da história e descobri que é a data do primeiro dia dos pais celebrado nos EUA e também a data de algumas batalhas efetuadas na idade média, além de inúmeros outros fatos. Mas não acho que tais coisas tenham alguma ligação com os vídeos.
Em resumo, DHMIS é uma série muito bem trabalhada, com cenários e bonecos muito bem feitos, com uma história deveras interessante e musiquinhas divertidas, mas que dificilmente agrada a todos. Acho que isso explica os momentos constrangedores ao final dos vídeos quando eu sorria de maneira perturbadora pros meus amigos esperando a opinião deles enquanto olhavam em choque para a tela do celular tentando esquecer o que haviam acabado de assistir.
Além de Don’t Hug me I’m Scared, outro projeto muito interessante de Becky e Joe é a direção do clipe Feels Like We Only Go Backwards, da banda Tame Impala. A animação do clipe foi feita a partir de mais de 1000 colagens de plasticina separadas, todas feitas individualmente e a mão. A sequência de imagens coloridas e psicodélicas gerou, de fato, um trabalho muito bonito que vale a pena ser assistido.
Primeiro Episódio de Don't Hug Me I'm Scared
Clipe Tame Impala
Commentaires